Papéis e Cadernos – O Bê-a-Bá para aspirantes a desenhistas!

dali

Como vocês já devem ter percebido, nós do Labirinto Studio adoramos ilustração e desenho! Frequentamos aulas, cursos e enchemos nossa board no Pinterest com muitas imagens inspiradoras! Por isso, resolvemos começar uma pequena série de posts aqui no blog para outros amantes, interessados e aspirantes a desenhistas/ilustradores. Para começar, resolvemos começar láááá do início, explicando mais sobre os tipos de papéis e cadernos. Assim fica mais fácil pra você escolher o material que você quer trabalhar! Vamos lá?

Cadernos – Seus melhores amigos!

Untitled-1

Para escolher o seu caderno, pense sempre em como/onde você pretende usá-lo. Para uma viagem e até mesmo para o dia-a-dia você pode preferir cadernos menores e de capa dura. O caderno pequeno ocupa menos espaço em bolsas e mochilas e, além disso, a capa dura serve como apoio na hora de desenhar e ainda protege seus desenhos! Conheça outros tipos de encadernações:

1 – Encadernação dura revestida de tela

Ideal para transporte. Um elástico preto em volta da parte central segurará o conteúdo. Fique atento para a variedade de papéis de que são feitos.

2 – Caderno de bolso

Tamanho de bolso, com elástico e fita para marcar a página. A maioria é de papel fino, bom para usar com canetas descartáveis (falaremos sobre canetas em outro post :P)

3 – Papéis de Cor

Algumas lojas grandes em geral, vendem cadernos grossos com várias folhas coloridas. Esses são perfeitos para trabalhos de cor. Se pretender usar lápis, pastel e carvão, a textura do papel pode afetar o trabalho.

4 – Blocos com espiral

São mais baratos e ficam lisos quando abertos. Porém, tome cuidado pra não quebrar as espirais! Se for guardar os desenhos por muito tempo, compre um bloco de boa qualidade :)

5 – Livros Antigos

Livros antigos, que você pode encontrar fácil em sebos (ou até na sua casa) podem servir perfeitamente para novos experimentos e colagens!

6 – Fabricação caseira!

Falaremos disso mais para frente ;)

Papel – Qual é seu tipo?

papeis

Existem diversos tipos de papéis, e eles diferem em espessura (peso), tamanho, textura, cor, poder de absorção, acidez e, por fim, preço! Podem ser produzidos à mão, por matriz ou à máquina, em folhas, blocos ou rolos. Para seus rascunhos, pode usar um papel de baixa qualidade…Mas para finalizar o trabalho, prefira papéis de boa qualidade, já que os primeiros amarelam e esfarelam com o tempo.

1 – Canson

Barato, leve, aveludado e tem várias cores. Bom para pastel e lápis de cor.

2 – Papel de Seda

Coloque-o entre as páginas do caderno de desenho para evitar que as imagens se imprimam umas nas outras. Você pode usá-lo também para colagens delicadas =)

3 – Papel Japonês

Forte, fino e translúcido, ele pode ser feito de arroz, bambu, amoreira e outras plantas fibrosas. É usado para desenhos a pincel.

4 – Papel Dourado

Papel fino em cores metalizadas impressas de um lado só.

4 – Aquarela Arches 300 G

Papel de aquarela de excelente qualidade. É 100% de algodão, em folhas, blocos ou rolos. Bom para usar em qualquer técnica.

5 – Papel Quadriculado ou milimetrado

Mais finos, eles são ótimos para rascunhar grids, construir formas geométricas e precisas.

Esses são só alguns dos milhares tipos de papéis e cadernos. Você pode comprar vários tipos de cadernos, com vários tipos de papéis para experimentar e ver em qual deles você se sente melhor fazendo a sua arte! Ah, os dados desse post foram retirados do livro Desenho da autora Sarah Simblet. Você pode comprar o livro >> aqui <<.

Acompanhe essa série de posts, inspire-se e comece a desenhar!

O Labirinto Studio é um estúdio multidisciplinar disposto a pensar e tirar do papel soluções voltadas ao design, interação e comunicação. Trazemos em nossa essência a busca pela experimentação e pelo novo.